

RIO - Os fãs de Keith Haring ou de arte urbana têm uma dupla oportunidade para conhecer mais da vida e da obra do artista americano, que começou a ser conhecido por fazer seus desenhos no metrô de Nova York. Nesta terça-feira, a exposição gratuita "Keith Haring - Selected Works" chega ao Rio (e fica até 28 de novembro), depois de uma temporada em São Paulo, com 94 obras inéditas para os brasileiros, na Caixa Cultural. Além disso, o Festival do Rio exibe o documentário "O universo de Keith Haring", no dia 30 de setembro, às 14h, no Cine Glória.
O filme, de Christina Clausen, relata os 31 anos de vida do artista, da infância à morte. Vídeos e fotos caseiros mostram o início de seu interesse pela arte, através dos ensinamentos do pai, e o lado boêmio de Haring nas boates nova-iorquinas.
Amigo de personalidades como Madonna, Yoko Ono e Andy Warhol, ele nasceu na Pensilvânia, em 1958, em uma família conservadora e religiosa. Aos 20 anos se mudou para Nova York, onde se tornou um dos artistas mais populares de sua geração. Morto há exatos 20 anos, após contrair o vírus da Aids, ele foi um dos responsáveis por divulgar a Pop Art, através do consumo de obras de arte por meio de roupas e acessórios, por exemplo.
CAIXA Cultural Rio de Janeiro - Unidade Almirante Barroso
Av. Almirante Barroso, 25 - Centro - Rio de Janeiro - RJ
Tel: (21) 2544-4080
Preço: Free